segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A TRAGÉDIA DO RIO - AS LEIS HUMANAS E AS LEIS DA NATUREZA

Dia 17/01 escrevemos o texto "Meio Ambiente - Alguns Esclarecimentos" onde falamos sobre a exploração da ignorância popular sempre culpando a vítima. Cabem mais alguns esclarecimentos.
As primeiras florestas surgiram na Natureza no período Devoniano com fetos arbóreos de mais de 12 m de altura e mais de um metro de diâmetro. Durante largos períodos da história do planeta houve épocas favoráveis à vegetação no mundo inteiro com a definição de espécies e adaptações às diferentes condições climáticas e de tipos de solos. O relevo passou também por gigantescas transformações segundo as leis da Natureza. E ainda continua sofrendo suas transformações.
O que assistimos recentemente na região serrana do Rio de Janeiro foi mais um fenômeno natural provocado pela ação conjunta de vários outros fatores: - tipo de relevo (morros arredondados com costas inclinadas), umidade (grande volume de precipitação pluvial), solos permeáveis sobre rochas mais resistentes (formação do regolito) e vegetação florestal (com raízes profundas que agem na desagregação do solo). A consequência foi o desprendimento pelo próprio peso e o deslizamento encosta abaixo da camada de regolito saturado de umidade, carregando a floresta encosta abaixo. Houve uma mudança da paisagem geográfica...
É o que se pode observar pelas marcas deixadas na rocha viva exposta nas encostas, e as toneladas de lama e troncos acumulados na parte mais baixa - ocupada pelo homem. Com a presença humana, ou não, mais dia menos dia, haveria a evolução natural do modelado do relevo local e a consequente "descida" da cobertura vegetal desprendida da rocha. Geologicamente chama-se de "corrida de lama", "avalanche de detritos", ou "corrida de terra"...
Nas regiões de clima úmido, os maiores deslizamentos ocorrem exatamente nos morros florestais, pois o solo se liquefaz pela infiltração constante da água através da cobertura vegetal.
Equivale às avalanches de gelo e neve que ocorrem nas regiões montanhosas cobertas pelo gelo. A gravidade imposta pelo vale inclinado provoca uma avalanche encosta abaixo. Em muitos lugares onde há gaciais, às vezes as avalanches são provocadas para impedir que ocorram catástrofes maiores. A população local e as autoridades conhecem o ritmo da natureza e o respeitam.
De um mal tiremos um bem, com medidas preventivas, educação para aprender a conviver com a Natureza. Não basta preservar. É preciso conhecer. E a ciência tem a informação.
O uso do solo não pode ser objeto de interesses mesquinhos. A Natureza tem suas Leis. O homem tem que aprender com ela para elaborar as suas Leis! E respeitá-las!