segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE - ALGUNS ESCLARECIMENTOS

A Bandeira do AMBIENTALISMO não para de ser agitada. Em todos os tempos houve e haverá os apressadinhos a tirar suas conclusões sobre o que ocorre na natureza, seja por medo, ou por ignorância, ou para tirar proveito... Os radicais, como sempre, diante das últimas catástrofes no país, levantaram sua bandeira mais uma vez. E, já há muitos vivendo à larga por conta da "defesa do meio ambiente"!
No meio de tanta falação pouco ou quase nada de esclarecimentos é divulgado. A informação existe para ser usada em benefício das pessoas, através da prevenção e adaptação, a exemplo do que ocorre em muitos países.
Vejamos algumas colocações obvias que precisam ser ditas:
- O homem não tem capacidade de interferir nos elementos básicos do clima: o Sol, os Oceanos e as massas de Ar. Portanto não é responsável pelas mudanças climáticas.
- CO² não controla o clima no planeta. Ele é o gás da vida, promovendo as trocas de  oxigênio e gás carbônico.
- O gás metano se forma em qualquer lugar onde haja material orgânico em decomposição - tanto nas florestas como no fundo dos oceanos e lagos.
- Derretimento de geleiras - elas estão a mudar de lugar. Caminhamos para um paleoclima mais rigoroso do que a humanidade viveu nos últimos 10 mil anos.
- Liquefação dos solos? - a crosta terrestre é fina e está em constante movimentação. Até as rochas mais resistentes se fraturam pela dilatação e contração (aquecimento e resfriamento natural), produzindo fissuras mínimas que são ampliadas e desagregadas pelas raízes das árvores e infiltração da água. Lembremos que a Terra sofre pressões internas dos abalos sísmicos que se propagam em todas as direções sob a crosta contribuindo para aumentar a fragilidade do solo.
Há muitos tipos de erosão. Pequenos animais e até as formigas podem produzir desastres pelo afundamento de galerias subterrâneas por elas construídas.
A dissolução de rochas do subsolo pela ação de fontes e rios subterrâneos, são outras causas naturais de desastres que atingem o homem. O tipo de relevo também influi.
O assunto é vasto. Como vasta é a falta de preparo dos governantes mais interessados em conchavos politicos ao invés de elaborar programas de prevenção em relação aos fenômenos naturais.
As Universidades estão aí para formar cientistas e profissionais de todas as áreas. A burocracia por sua vez caminha no sentido contrário. Depois culpam o homem mantido na ignorância e que é a principal vítima dos desastres naturais. Lixo existe porque antes foi fabricado um produto para ser vendido; e o cidadão, para se sentir "incluido" passou a usar e descartar...Repetimos: - 50 anos atrás vivia-se muito bem sem tanto produto plástico descartável...
Tudo é muito simples. A adaptação ao meio ambiente pode ser feita. Tecnologia existe. Os senhores governantes foram eleitos para governar.