sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

KI - ORIGEM DA VIDA - PEQUENAS GRANDES INFORMAÇÕES!

KI – ORIGEM DA VIDA

Todas as coisas do céu e da terra obedecem ao "KI". O fenômeno da vida está na dependência dessa lei.

"O que havia no céu, no começo era o KI; na terra ele se fez visível pela forma. O Ki e a forma interatuam dando nascimento a todas as coisas existentes" (Su Wen)

A dualidade Yin/Yang (expressões do Ki), se estiverem em equilíbrio no corpo, o organismo fica  em harmonia com o Universo. Porém, se há estagnação dessa energia Ki no organismo, produz-se uma doença física ou mental.

Um congestionamento energético ao longo dos meridianos que percorrem todo o corpo, é o primeiro estágio do desenvolvimento de uma doença. Em geral esse desequilíbrio é muito  sutil, e assim, muitas pessoas "doentes" são tidas como portadoras de distúrbios neurovegetativos ou funcionais. Temos aí uma manifestação da Doença do KI. Ela se caracteriza por sonolência, perturbações mentais, dores no corpo sem causa aparente, desconforto na garganta, etc. A medicina Oriental considera como doente uma pessoa que se diz "doente" – ela é portadora da doença do KI.

A TÉCNICA  do tratamento consiste em ativar os meridianos e restabelecer o fluxo energético antes de aparecer os sintomas de lesão orgânica. Também podem utilizar alimentos de cheiro forte como o gengibre, cebola, alho, pimenta, etc. Às vezes basta cheirar esses alimentos para que desapareçam os sintomas.

A circulação harmoniosa de Ki é restaurada graças às propriedades que esses alimentos tem para estimular o organismo. Às vezes o reequilíbrio é rápido. Outras vezes é mais difícil, especialmente nos casos de desordem mental.

A automassagem  dos pontos específicos à cada órgão nos principais meridianos podem, em poucos instantes, restabelecer o fluxo de energia Ki. A milenar ciência Oriental do equilíbrio das energias tem muitas nuances fáceis de serem aprendidas e usadas no dia a dia através do uso do  Do-In.

Simples como respirar: o pequeno resumo de um ensinamento oriental encerra o conhecimento de grandes informações que podem fazer a diferença no dia a dia de cada um.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

POR UMA VIDA MAIS FELIZ

A maior parte dos problemas, não só a nível pessoal, se originam de um desequilíbrio provocado por pensamentos negativos, medos, preocupações, entre muitos outros fatores decorrentes do relacionamento humano.
A sabedoria universal de todos os tempos tem procurado, através de pensadores muitas vezes anônimos, distribuir conceitos e uma visão diferente do mundo e das posturas pessoais visando uma vida mais feliz e uma melhor compreensão do mundo e das pessoas como seres imperfeitos, porém desejosos de momentos de paz e de harmonia.
Seguem mais algumas dessas frases ou ditos populares:

- "Uma boa risada é como um raio de sol após um dia chuvoso."
- "Acredite em você. Acredite no dia de amanhã. Acredite. Milagres acontecem!"
- "A grandeza de uma pessoa está em saber reconhecer sua própria pequenez" (Pascal).
- "A pessoa sábia cria mais oportunidades do que as que encontra".
- "Erram duas vezes os que não admitem o próprio erro."
- "Quem muda de lugar muda seu destino" (Talmude) - ou: - "Quem não muda, não progride" (sabedoria popular).
- "A mentira mais perigosa é a que se conta a si próprio."
- "Herói é aquele que enfrenta a emergência e sai de cena sem fazer alarde".
- "Artista é aquele que do sonho faz a realidade." (Malba Tahan)
- "O importante não é progredir rápido. É sempre ir adiante. Quando as coisas se tornam fáceis, as pessoas se acomodam e param de crescer."
- "Não permita que as frustrações atrapalhem o que você é capaz de fazer."

"KI" = origem da vida. Ele se expressa pela dualidade do Yin-Yang, que se estiverem em equilíbrio no corpo, o organismo fica em harmonia. Do desequilíbrio dessas energias, surgem muitos males e distúrbios que muitas vezes são tidos como distúrbios neuro vegetativos ou funcionais. Basta restaurar a circulação das energias bloqueadas para restabelecer a saúde mental e física.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

APOSENTADORIA PARA TODOS

Nós, os aposentados, que contribuimos durante anos de trabalho produtivo, estamos com uma aposentadoria reduzida à metade do valor que deveria ser, e, portanto, com poder de compra reduzido. Oferta de empréstimos não faltam. Chega até a ser ofensivo.
Enquanto isso, ilustres politicos se aposentam com ricos salários às custas dos cofres públicos com direitos retroativos a cargos que ocuparam às vezes por alguns dias!...
Por outro lado, gordas indenizações vitalícias tem sido distribuidas a pessoas que se dizem vítimas deste ou daquela injustiça - seja de ordem política, social ou moral. Tudo passou a ter um preço. E quem paga? - A sociedade como um todo é que tem o encargo dessa folha de pagamento que não para de crescer. Pelo andar da carruagem, logo teremos uma aposentadoria para cada cidadão. Até descendentes de Tiradentes já estão reinvidicando aposentadoria especial (!) Se a moda pega!
Dizem que o fim do mundo será em 2012... Pode ser que o mundo físico não acabe como dizem os apocalípticos. Mas, as estruturas sociais e econômicas caminham para um colapso, com certeza. Não é só no Brasil....
Já pensaram se, em concordância com as catástrofes naturais e reinvidicações generalizadas, as forças produtivas forem anuladas? - O esforço coletivo das reinvidicações dos direitos, sem a contrapartida dos deveres, vai acabar matando todos de inanição. Maltus será premiado pelos cabeças ocas de estômago vazio.
A inversão de valores tem se tornado a regra; por exemplo - o de dar um diploma ao político quando é eleito e não ao final do mandato, ou seja, quando tiver provado, com seu trabalho, que mereceu o cargo que ocupou!
Bem, a humanidade já passou por etapas piores, e não acabou. Teve que se reorganizar quando chegou ao fundo do poço e recomeçar tudo em novos moldes. Respeitando a ordem para sobreviver e renascer do caos.
Esperamos que o momento atual sirva de lição e que a Ordem seja restabelecida. Inclusive no que diz respeito aos aposentados que contribuiram para não ser um peso para a sociedade.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A TRAGÉDIA DO RIO - AS LEIS HUMANAS E AS LEIS DA NATUREZA

Dia 17/01 escrevemos o texto "Meio Ambiente - Alguns Esclarecimentos" onde falamos sobre a exploração da ignorância popular sempre culpando a vítima. Cabem mais alguns esclarecimentos.
As primeiras florestas surgiram na Natureza no período Devoniano com fetos arbóreos de mais de 12 m de altura e mais de um metro de diâmetro. Durante largos períodos da história do planeta houve épocas favoráveis à vegetação no mundo inteiro com a definição de espécies e adaptações às diferentes condições climáticas e de tipos de solos. O relevo passou também por gigantescas transformações segundo as leis da Natureza. E ainda continua sofrendo suas transformações.
O que assistimos recentemente na região serrana do Rio de Janeiro foi mais um fenômeno natural provocado pela ação conjunta de vários outros fatores: - tipo de relevo (morros arredondados com costas inclinadas), umidade (grande volume de precipitação pluvial), solos permeáveis sobre rochas mais resistentes (formação do regolito) e vegetação florestal (com raízes profundas que agem na desagregação do solo). A consequência foi o desprendimento pelo próprio peso e o deslizamento encosta abaixo da camada de regolito saturado de umidade, carregando a floresta encosta abaixo. Houve uma mudança da paisagem geográfica...
É o que se pode observar pelas marcas deixadas na rocha viva exposta nas encostas, e as toneladas de lama e troncos acumulados na parte mais baixa - ocupada pelo homem. Com a presença humana, ou não, mais dia menos dia, haveria a evolução natural do modelado do relevo local e a consequente "descida" da cobertura vegetal desprendida da rocha. Geologicamente chama-se de "corrida de lama", "avalanche de detritos", ou "corrida de terra"...
Nas regiões de clima úmido, os maiores deslizamentos ocorrem exatamente nos morros florestais, pois o solo se liquefaz pela infiltração constante da água através da cobertura vegetal.
Equivale às avalanches de gelo e neve que ocorrem nas regiões montanhosas cobertas pelo gelo. A gravidade imposta pelo vale inclinado provoca uma avalanche encosta abaixo. Em muitos lugares onde há gaciais, às vezes as avalanches são provocadas para impedir que ocorram catástrofes maiores. A população local e as autoridades conhecem o ritmo da natureza e o respeitam.
De um mal tiremos um bem, com medidas preventivas, educação para aprender a conviver com a Natureza. Não basta preservar. É preciso conhecer. E a ciência tem a informação.
O uso do solo não pode ser objeto de interesses mesquinhos. A Natureza tem suas Leis. O homem tem que aprender com ela para elaborar as suas Leis! E respeitá-las!

domingo, 23 de janeiro de 2011

"BICHANA" - A GATA PRETA DE ESTIMAÇÃO

Tenho pena dos animais de estimação vivendo em cubículos, usando coleiras, alimentação industrializada...

Lembro então da nossa gata de estimação – a Bichana. Era preta brilhante, muito ágil e brincalhona.

Individualista , sabia que a residência oficial era nossa casa onde nascera. Usufruia do imenso quintal cheio de árvores com ninhos de passarinhos, que ela visitava naturalmente como boa caçadora em que se transformou. Ficava durante dias sumida. Quando aparecia, se fazia anunciar por forte miado como quem  avisa: - "Cheguei!"

Dificilmente entrava na casa; isto depois de ter levado um susto com uma música (O Mambo do Gato Preto) que estava a tocar na vitrola da sala. De um salto se pôs a salvo; e quando estava no terraço da frente e queria ir até a cozinha sempre dava a  volta pelo jardim...

Numa dessas ausências demoradas reapareceu tão debilitada que mal podia ficar em pé. Minha mãe cuidou dela com poucas esperanças; a conclusão é de que teria sido picada por alguma cobra ou aranha venenosa. Deixou-a acomodada na calçada perto da porta da cozinha à sombra da casa.

Enquanto isso eu arrumava a cozinha do almoço. Na época ainda o fogão era a lenha. Ao limpar o canto onde ficava a lenha e o carvão, notei que havia um "carvão" diferente. Era uma aranha com carapaça brilhante de cerca de 5cm de diâmetro, ferrões ameaçadores e longas patas. Tentei dominá-la com a vassoura para colocá-la para fora da cozinha. Mas, seus saltos dificultou tudo, e eu, após cinco tentativas acabei por amassá-la... Varri seus restos que foram cair ao lado da gata que mal respirava. Não sei se foi o cheiro ou o ruído da queda da aranha morta que lhe chamou a atenção. Cambaleante, levantou e começou a comer a aranha. Gritei para que não fizesse tal loucura. Inútil. Ela mastigou e engoliu tudo. Depois, de olhos brilhantes, lambendo os beiços começou a dar fortes miados, cambalhotas e saltos mortais.

Quando passou a "crise-reação" ao inusitado cardápio, bebeu água que havia sido deixada ao seu lado.

A cura foi tão instantânea e milagrosa que custei a acreditar.

Dizem que cada um tem uma função cósmica aqui no planeta Terra. Certamente à daquela aranha foi a de salvar a "Bichana". Nunca mais vi outra aranha igual àquela na nossa chácara. A gata preta viveu muitos anos. Morreu de morte natural quando seu tempo se esgotou.

Animais de estimação, só se for para viverem livres como a Bichana viveu.

sábado, 22 de janeiro de 2011

JARDINS PARADISÍACOS POSSÍVEIS

Jardins Paradisíacos são possíveis. Eles existem. São  "OS JARDINS DO CASTELO DE VILLANDRY".

Jardins e flores é tudo o que há de mais belo na natureza. E, quando a mão do artista  dá o seu toque mágico com a combinação de formas e cores, o resultado é o de encantamento. Ou seja, podem criar e apresentar um modelo do que pode  ser um Jardim-Paraíso.  É o que se pode ver nas maravilhosas fotos   nas suas dependências externas.

"Os Jardins do Castelo de Villandry" fica  no vale do Loire. Data de 1536 e foi construido por Jean le Breton, Secretário de Estado das Finanças de Frederico I. Tornou-se conhecido no século XVI pelas suas hortas. Em 1906 o Castelo foi comprado por Joaquin Carvallo – médico espanhol. Ele restaurou o castelo, e hoje, em mãos de seus descendentes, ostenta as maravilhas da combinação de hortas, jardins, plantas medicinais, árvores, etc, em canteiros artísticamente construídos e delimitados com buxos que são podados anualmente.

Apresenta três tipos de combinações: 1-Jardim do Amor – dominam as cores brancas (inocência), rosa (amor) e vermelho ( traição); 2- Jardim das Cruzes: de Malta, de Languedoc e a de Vasconia. 3- Jardim da Música – com canteiros em grandes triângulos representando instrumentos musicais: liras, harpas, candelabros. Há as hortas – o jardim dos vegetais - com nove quadros iguais, plantados  com hortaliças de cores contrastantes: vão do azul do alho porro, ao branco do repolho, o roxo das couves lombardas e da beterraba, ao verde da alface e das folhas da cenoura. É uma  réplica das hortas monacais da idade Média. A horta surgiu da necessidade durante a primeira guerra mundial; o médico J. Carvallo que atendia no Castelo os soldados feridos também tinha que providenciar sua alimentação.

AS PLANTAÇÕES DURAM UMA PRIMAVERA E UM VERÃO. No ano seguinte cultiva-se tudo de novo. Atualmente contém quarenta espécies de hortaliças. A rega é automática  e subterrânea.

Um modelo que vale a pena conhecer!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

EM FOCO: A REFORMA AGRÁRIA

No decorrer de algumas administrações anteriores soubemos que deputados e senadores teriam ido a Israel conhecer o sistema de Kibutz. Ficamos esperançosa de que estivesse em pauta a adoção a nível nacional de algo semelhante para atender a demanda de pessoas vivendo de forma precária (miserável) por este rico país afora!
O tempo passou e milhões de pessoas ainda continuam na miséria, querendo terra para trabalhar. E, muitos deles vivem em assentamentos mas não conseguem sequer produzir para seu sustento. Outros sobrecarregam as periferias das cidades ocupando áreas de risco por falta de uma opção melhor de vida.
É revoltante. A politização do assunto "reforma agrária" é uma vergonha. O cidadão que não tem um mínimo de condições de sobreviver no campo é mantido mobilizado na ilusão de ser "dono" de um pedaço de chão. O trabalho na terra exige em primeiro lugar saber trabalhá-la e ter gosto pelo serviço. Poucos tem essas qualificações. São levados de uma área para outra como um fardo. E, dizer que há seres humanos que se prestam, a esse papel.
O pequeno ruralista no passado não muito remoto, não tinha ajuda do governo para nada. Nem estradas havia para as carroças transportar a colheita até a vila ou cidade mais próxima. Eram feitas e conservadas na base de mutirões, pelos usuários. O imigrante europeu afeito ao trabalho do campo e o asiático(japonês) sobreviveram no campo graças à sua própria força de trabalho. Conhecemos muitos exemplos, especialmente em terras paulistas e paranaenses.
De boas intenções o inferno já está lotado. Não é necessário transformar em um inferno a vida de tantas famílias atiradas em acampamentos de beira de estradas para pressionar o governo por uma reforma inexistente, pois o governo só sabe distribuir bolsas, cestas básicas, quotas, aluguel social, etc., ao invés de colocar em prática sistemas de ocupação do solo que funcionam muito bem e proporcionam uma vida digna. Falar em socializar e praticar um capitalismo às custas de quem trabalha é no mínimo imoral.
É necessário reformular cabeças, pensamentos, ideologias superadas e inoperantes, usar de bom senso e principalmente respeitar o cidadão. Reorganizar tudo em moldes mais humanos e respeitosos é possível, necessário e urgente.
Reeducar e formar uma nova mentalidade, já!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NÃO DÁ PARA IGNORAR!

Impossível não concordar com "Le Monde" sobre a falta de capacidade do  governo brasileiro em administrar um único problema natural - o das consequencias das chuvas intensas. Afinal, nem é preciso ir à escola para saber que temos um período de chuvas intensas todos os anos. Nada tem sido feito: Nem prevenção e nem um sistema de alerta simples como uma sirene avisando à população sobre a possibilidade de ser atingida por uma torrencial chuva de verão...
Isso, após o 37º deslizamento em menos de 10 anos!!! - Coincidentemente temos 37 Ministérios...  Sem comentários.
 
Neste outro caso discordamos totalmente: - "Fim da proibição da mastigação da folha de coca proposta e defendida a nível internacional pelo presidente da Bolívia."
Explicamos:
- O hábito de mascar folhas de coca apresenta efeitos eminentemente prejudiciais. Inibe a sensação de fome e mantém, consequentemente um círculo vicioso, em estado constante de desnutrição. Reduz a capacidade produtiva impedindo ao indivíduo de atingir um nível social e  econômicos melhores."
- Esta é a conclusão de um estudo feito pela ONU através de uma Comissão de Inquérito para estudar os efeitos da mastigação da folha da coca (1949). A Comissão recomendou:
1- Melhorar as condições de vida das populações em relação à nutrição, higiêne, habitação, educação, agricultura e os transportes.
2- limitar a produção e consumo de folhas e suprimir progressivamente o cocaismo - hábito regional praticado entre os indígenas e as populações subdesenvolvidas da região Andina e América Central.
Consta que o consumo diário é de 50 a 100 grs. por dia para  cada pessoa, incluindo até as crianças...Afinal, o objetivo é preservar usos e costumes, ou simplesmente manter sob controle a população?
 
Gostaria de entender: "ANATEL, vai aprimorar a fiscalização (ou será para bisbilhotar?) do uso do celular".
 - Bem, eu só uso o fixo, e olha lá!
 
Acontecem todos os dias tantas arbitrariedades que precisamos ficar atentos.
Não dá para ignorar o que vai pelo país e pelo mundo.
 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"MANDALA"

MANDALA

O primeiro átomo da Vida: Um e Nada,

Gerou uma trama de harmonias -

Resumo do Universo em sua totalidade.

Mandala de alegorias,

Símbolos e encantamentos,

Princípio e fim da Eternidade!

Um e Nada... o Universo encerra

Na unidade circular,

Dois triângulos a se entrelaçar;

Síntese dos opostos, a se complementar,

Formam o homem setenário –

Reflexo dinâmico da Mandala Universal!

 

Sete corpos, sete raças, sete humanidades

Completam mais uma ronda milenar.

Harmonia na diversidade,

Dão a medida exata do Novo Ser:

- Mandala de Luz e Liberdade –

Um e Nada... opostos a se complementar,

Na alegria de viver!

Princípio e Fim da Eternidade!

( GO – 1990)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ENQUANTO HOUVER SOLIDARIEDADE

Enquanto houver solidariedade humana, expontânea, haverá esperança por um mundo melhor.
O que ocorreu nesta semana na área serrana do Rio de Janeiro nos faz pensar que se não houvesse pessoas solidárias, a catástrofe seria muito pior. É triste constatar que há governos perfeitamente dispensáveis por omissos e incompetentes. Graças à mobilização instantânea da  sociedade civil em peso, mais a ajuda importante das Forças Armadas (tão execradas pelos sucessivos governos de esquerda) os atingidos pela tragédia não ficaram abandonados à própria sorte. Isso vem demonstrar a divisão gritante entre quem sabe e quem não sabe governar...
 
Leis de Responsabilidade Social?
- Isso não faz parte da ética profissional de muitos políticos. Motivos não faltam para enquadrar muitos deles, responsabilizando-os pelo descaso com que tem se comportado frente aos postos para os quais foram eleitos.
 
Horário político!
- Já começou na 5ª feira passada o horário politico gratúito - Sabem quanto isso vai nos custar? - R$217 milhões sairão dos cofres públicos - ou seja, do bolso dos contibuintes. E tudo para impingir um discurso rançoso, improdutivo, ideológico...
 
Manual de Conduta - está em preparo um Manual de conduta estabelecendo os "princípios éticos e republicanos" para ser usado pelos senhores Ministros do novo governo. Esse Manual vai ensinar-lhes como devem se comportar em relação ao uso do cartão corporativo, veículos oficiais, etc...  Pela dinâmica apresentada nas falas, creio que certos Ministros terão dificuldades de assimilar seu conteúdo. 
Aliás, dizem que a "farra" no uso dos jatinhos da FAB vai acabar. Só deverão ser usados se for para compromisso de verdade! - quem vai fiscalizar? 
 
Ficaremos à mercê das soluções mágicas de alguns "iluminados"? - Tudo é possivel: - Um exemplo que dá arrepios é a fala do novo Secretário de Políticas sobre Drogas - ele defendeu o fim da prisão para "pequenos traficantes" (sic). Já tem divisão de trabalho sendo contratado nos morros...
 
SOLUÇÕES MÁGICAS? -  "NÃO HAVERÁ NESTES PRÓXIMOS 4 ANOS DE GOVERNO uma solução para atender a população em caso de catástrofes naturais" - Foi anunciado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia ao falar sobre o programa de prevenção contra catástrofes naturais.
SOLIDARIEDADE, minha gente!!!
 
 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE - ALGUNS ESCLARECIMENTOS

A Bandeira do AMBIENTALISMO não para de ser agitada. Em todos os tempos houve e haverá os apressadinhos a tirar suas conclusões sobre o que ocorre na natureza, seja por medo, ou por ignorância, ou para tirar proveito... Os radicais, como sempre, diante das últimas catástrofes no país, levantaram sua bandeira mais uma vez. E, já há muitos vivendo à larga por conta da "defesa do meio ambiente"!
No meio de tanta falação pouco ou quase nada de esclarecimentos é divulgado. A informação existe para ser usada em benefício das pessoas, através da prevenção e adaptação, a exemplo do que ocorre em muitos países.
Vejamos algumas colocações obvias que precisam ser ditas:
- O homem não tem capacidade de interferir nos elementos básicos do clima: o Sol, os Oceanos e as massas de Ar. Portanto não é responsável pelas mudanças climáticas.
- CO² não controla o clima no planeta. Ele é o gás da vida, promovendo as trocas de  oxigênio e gás carbônico.
- O gás metano se forma em qualquer lugar onde haja material orgânico em decomposição - tanto nas florestas como no fundo dos oceanos e lagos.
- Derretimento de geleiras - elas estão a mudar de lugar. Caminhamos para um paleoclima mais rigoroso do que a humanidade viveu nos últimos 10 mil anos.
- Liquefação dos solos? - a crosta terrestre é fina e está em constante movimentação. Até as rochas mais resistentes se fraturam pela dilatação e contração (aquecimento e resfriamento natural), produzindo fissuras mínimas que são ampliadas e desagregadas pelas raízes das árvores e infiltração da água. Lembremos que a Terra sofre pressões internas dos abalos sísmicos que se propagam em todas as direções sob a crosta contribuindo para aumentar a fragilidade do solo.
Há muitos tipos de erosão. Pequenos animais e até as formigas podem produzir desastres pelo afundamento de galerias subterrâneas por elas construídas.
A dissolução de rochas do subsolo pela ação de fontes e rios subterrâneos, são outras causas naturais de desastres que atingem o homem. O tipo de relevo também influi.
O assunto é vasto. Como vasta é a falta de preparo dos governantes mais interessados em conchavos politicos ao invés de elaborar programas de prevenção em relação aos fenômenos naturais.
As Universidades estão aí para formar cientistas e profissionais de todas as áreas. A burocracia por sua vez caminha no sentido contrário. Depois culpam o homem mantido na ignorância e que é a principal vítima dos desastres naturais. Lixo existe porque antes foi fabricado um produto para ser vendido; e o cidadão, para se sentir "incluido" passou a usar e descartar...Repetimos: - 50 anos atrás vivia-se muito bem sem tanto produto plástico descartável...
Tudo é muito simples. A adaptação ao meio ambiente pode ser feita. Tecnologia existe. Os senhores governantes foram eleitos para governar.

domingo, 16 de janeiro de 2011

DILÚVIOS E OUTRAS CATÁSTOFES

 DILÚVIOS E OUTRAS CATÁSTROFES não são novidades no planeta Terra.

A Terra já passou por pelo menos cinco grandes destruições. Pouco se sabe das verdadeiras causas do que ocorreu e que destruíram muitas espécies animais e vegetais, fracionando os continentes, e, num determinado momento da história, ameaçou a extinção da espécie humana, conforme muitas culturas falam do dilúvio.

Sabe-se que nosso planeta sempre esteve e está exposto a diferentes influência internas e externas. Há, por exemplo, indícios do impacto de um meteorito gigantesco na costa leste do Novo México e que seria o responsável pelo desaparecimento dos dinossauros. Nessa região foi localizado um gigantesco 'sismossauro'  com 40 metros de altura e com um peso equivalente a 40 toneladas.

Intenso vulcanismo teria sido desencadeado a partir desse impacto lançando cinzas a atmosfera o que provocou a morte de animais e plantas, não só pelo impacto, mas também pela falta de luz solar durante largo período.

O texto – "Os ventos sopraram seis dias e seis noites, enchentes e tempestades dominaram o mundo" – da epopéia de Gilgamesh (3.000 anos a.C) é semelhante ao texto bíblico que narra fato ocorrido no tempo de Noé e sua Arca. Narrativas semelhantes são encontradas entre povos de todos os continentes, desde povos mais evoluídos até os grupos mais primitivos. Pelo menos um grande dilúvio mundial –ou não- ocorreu, mas teriam ocorridos outros anteriormente.

Qual a importância de se saber o que já se passou em nosso planeta? – Quando ocorrem catástrofes naturais, logo alguém fala em fim do mundo. E paira no ar a "ameaça de 2012"! O que vai ocorrer não importa. O que é importante, é saber que hoje o homem também pode se prevenir, assim como Noé teve capacidade de sobreviver a um dilúvio usando a tecnologia que lhe foi oferecida. Parece que só no Brasil as autoridades ainda não perceberam o seu papel de executar obras de prevenção que protejam os cidadãos das catástrofes naturais, sejam elas quais forem. Executivo! – não é esse  o cargo exercido pelos senhores politicos eleitos para governar?- excutar significa fazer, realizar... Houvesse prevenção e os dramas que se repetem em vários lugares do país, ano após ano, já teriam sido evitados.

sábado, 15 de janeiro de 2011

REQUERIMENTO

REQUERIMENTO
Eu, baixo assinada,
venho por meio desta
solicitar-Lhe, mui respeitosamente,
um minuto de atenção.
Sei que o Universo é infinito;
que há muitas coisas urgentes a resolver;
muitos pedidos  a atender;
e, muitas embaixadas a fazer.
Só quero dizer que eu estou aqui
pedindo tão pouco:
- Só um minuto de Sua atenção
para receber Sua bênção,
pois tudo o mais ,
depois, a mim virá.
Amém!
 
"Deus - Eterna novidade imprevista. Ele é sempre renovada alegria. Nem a vida inteira é suficiente para apreciá-Lo. A sempre renovada alegria é prova de Sua existência... Ao meditar, encontamos Sua orientação instantaneamente, Sua resposta adequada a cada dificuldade".

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AFRO-DESCENDENTES

 A África do norte está em pé de guerra – um verdadeiro barril de pólvora. São países mais desenvolvidos que os da região central, mas com problemas de pobreza que atingem a população em geral que tenta melhorias imigrando para a Europa. Algumas tribos de Angola, ainda hoje, têm o hábito de expulsar os filhos de casa sob a alegação de que eles são feiticeiros; em áreas de influencia cultural dessas tribos, aqui no Brasil também há esse hábito para se livrar da responsabilidade de criar os filhos. É triste, mas é a realidade o que agrava os problemas sociais.

Cada vez que ouço falar em conflitos tribais e nos horrores das ditaduras africanas em que vivem as populações de países como no Congo, na Costa do Marfim, etc., fico a pensar nos afro-descendentes que vivem aqui no Brasil se queixando de discriminação. Imagino então como seria a vida dessas pessoas se os seus antepassados não tivessem tido a pouca sorte de serem trazidos como escravos não só para o Brasil, como para os países da América em geral.

Parece que aqui cabe aquele ditado: - "Há males que vem para o bem"! Ou não?

Um texto escrito por um afro-descendente abordando o tema sob o título: "A Farsa do Vitimismo Afro-descendente" – (João Carlos de Andrada – 06/01/2011 – "Mídia Sem Máscara") diz: - "Nós os negros e mestiços deveríamos dar graças a Deus todos os dias por podermos viver em Nações ocidentais descentes ao invés de em alguma ditadura africana". Ao se referir a ação dos vândalos de jovens que aterrorizam os brancos e os orientais em cidades americanas, faz uma citação com uma pergunta pertinente: -" Se essas pessoas odeiam tanto os brancos, porque diabos preferem sofrer no meio deles, ao invés de voltar para a África?"

Falta-lhes informação sobre as realidades gritantes das populações que hoje vivem nos países de origem de muitos desses afro-descendentes, não só no Brasil. Querer conhecer suas raízes étnicas não está errado. Parece, no entanto, que lhes falta a identidade em relação à Nação à qual pertencem de fato.

Há uma frase dita por J. Kennedy, ex-presidente americano: "Não pergunte o que o país pode fazer por você. Pergunte a você o que você pode fazer por seu país!" Cada um deve assumir sua identidade, e, se inserir ele, na sociedade onde vive. Cumpra cada um o seu roteiro de vida com estudo, trabalho, crescimento pessoal, realizações positivas conscientizando-se de seu papel como cidadão e ser humano. Autocomiseração e comportamentos de pobres coitados, vítimas imaginárias de um passado que não viveram, sentindo-se com direito a tratamentos diferenciados, demonstram comodismo e falta de senso e de responsabilidade. Respeito mútuo, e em relação a si, é importante para qualquer cidadão independente de sua origem étnica.

Felizmente não são todos os afro-descendentes que se comportam assim. A Educação e a conscientização para outras realidades são necessárias e urgentes. Basta de passar a mão na cabeça e cultivar "traumas" inventados; vamos olhar a nossa realidade como ela é hoje, com os olhos voltados para o futuro. 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AS TRAGÉDIAS E A GLOBALIZAÇÃO

As tragédias se sucedem. Não são apenas as inundações que ora atingem grande parcela de pessoas no Brasil e no mundo. Temos os terremotos, os deslizamentos de terra, os tsunamis, os incêndios florestais, as explosões em poços petrolíferos, e nas tubulações de transporte de gaz e combustíveis; e também em minas de carvão entre outras fontes de mineração; e mais toda a poluição ambiental, não só de lixo e CO2, como sonora e visual...Lembremos de como o som produz vibrações terríveis que são capazes de destruir "tímpanos" e também a natureza.

-"O homem modifica o meio"- (frase do professor de geografia Aroldo de Azevedo), e lhe sofre as consequências em todos os pontos da superfície terrestre. Tecnologia existe para superar certos efeitos naturais negativos. Falta bom senso ao homem, em especial aos que comandam os destinos dos países, e que de forma gananciosa priorizam seus cargos e índices de popularidade em detrimento do bem estar coletivo. Devem fazer parte, possivelmente, de forma inconsciente, da equipe que deseja manter a humanidade sob a dominação do medo. Aliás , MEDO – é um fabuloso combustível, gratuito e renovável que alimenta a dependência das pessoas aos interesses da tal "globalização".

"Fogo morro acima, água morro abaixo, ninguém segura" – sabedoria popular.

Entendemos perfeitamente o que estão passando mais uma vez, centenas e milhares de pessoas nas tragédias anunciadas das inundações em áreas de risco. Já vivi algo semelhante na capital paulista há extamente 15 anos. E não estava chovendo. Foi resultado da abertura das comportas de uma represa, sem aviso da defesa civil... e a água chegou no estrondo, com mais de um metro, levando tudo pela frente uma hora depois quando ocorreu a vazante... Diante dessa insegurança, quanto ao comportamento dos responsáveis pela coisa pública, deixamos a capital, agradecendo pelo milagre de termos saido com vida. O trauma e o susto sofrido por nós tem sido revivido anualmente ao ver pela TV as tragédias anuais nas grandes cidades.

– Alguns governantes estão de férias... E os gestores da coisa pública?

FIM DE UMA FÁBULA - A ERA LULA

O ano de 2011 mal chegou e já dá para começar a fazer uma avaliação do longo período que foi a tal "era Lula".

Viveu-se uma história ( ou seria uma "estória"?) protagonizada por um personagem real, mas com todas as características dígnas de um "conto", daqueles para se tirar várias lições. Dizem que foi um período de quebra de tabus. Pode ser; depende do ponto de vista. E, isso justificaria a grande ceitação popular.

Mas, o que importa é saber quais os verdadeiros ganhos para a Nação. Restou o quê de positivo, concreto, de ganho real desse longo período de agito, falação e governança no "piloto automático". Muitas coisas aconteceram por pura inércia favorecidas pelo cenário internacional e nacional com a herança de uma moeda estável; outras foram no estilo pirotécnico, e, que, evidentemente, não terão duração por falta de uma base sólida pautada em um programa consistente e bem elaborado. Nenhuma reforma!

Qual era mesmo o programa? – "Fome ZERO". Com 37 Ministérios, mais todas as Secretarias e assessorias em todos os níveis: – desemprego ZERO para os políticos da base como nunca na história...(êpa! Essa fala não é minha!). Milhões de bolsas para tudo, às custas de quem contribui com seu trabalho e impostos.

E dizer que já na primeira República, Rui Barbosa, o então Ministro da Fazenda dizia: "Cortemos energicamente as despesas. Eliminemos as repartições inúteis. Estreitemos o âmbito ao funcionalismo, reduzindo o pessoal e remunerando-lhes melhor o serviço. Moralizemos a administração, norteando escrupulosamente o provimento de cargos do Estado pela competência, pelo merecimento". (Sic).

Século XXI – a Fábula de 37 Ministérios e tudo o mais que os acompanha fazem parte da herança recebida pelo novo governo – e faltarão cargos! Como já faltam prédios para acomodar tanta gente... E, sobrarão candidatos a participar da administração.

Qual o programa? – AH! – Acabar com a miséria. – E as Reformas (tributária, administrativa, política, da previdência, etc...) vão entrar na pauta? Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos nacionais e internacionais que darão motivos suficientes para manter o agito das viagens a serviço e interesse nacional (!?), a falação, os projetos (no papel) ... Enquanto aguardamos, vamos nos distrair lendo algumas Fábulas. La Fontaine, Esopo, os clássicos Contos de Fadas, Cervantes, etc, todos com muitas boas lições para entender o que se passa no país das maravilhas estão à disposição: - A Cigarra e a Formiga, Cinderela, Os Três Porquinhos, A Raposa e as Uvas, O Lobo e o Cordeiro, O Leão e a Rã, Lobo em pele de Cordeiro, entre muitas outras podem nos dar os parâmetros da politica e dos politicos. Um pouco de humor não faz mal a ninguém. Resta ainda o Pedro Malasarte. Ou talvez Macunaíma! A escolha é sua.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ESTUDANDO EM CASA

Estudar só em casa é uma forma adotada por muitos pais nos EEUU. Esse sistema atende cerca de 2 milhões de crianças desde a pré-escola até o ensino de segundo grau. E, estudos demonstram que crianças que só estudam em casa tendem a superar crianças de mesma idade que estudam em escolas convencionais.
Nossa experiência pessoal, desde a alfabetização iniciada pelo meu avô, como falamos no blog anterior, nos deixa à vontade para falar no assunto. A maior parte do que aprendemos foi fora das salas de aula. A escola foi importante na medida que fornecia uma base,  a partir da qual desdobrávamos os estudos dos mais variados temas através de leituras, muita leitura(!) em livros de 2ª, 3ª mão (quando livros didáticos) e emprestados por colegas, ou de bibliotecas.
No Brasil, esse sistema de estudo só em casa, é proibido!
Entendemos que a escola deveria complementar o ensino de conteúdos; no entanto ela está sendo transformada em um "lar" para crianças cada vez mais cedo. E, pelo andar da carruagem, logo, logo, os pais e o verdadeiro lar serão substituídos completamente pelo Estado. Muitos comodistas entendem que o Estado é obrigado a cuidar dos filhos, pois parece que não sabem o que fazer com os "pentelhos".
Isso já é o resultado de: 1- da desagregação da família; 2- perda dos valores ético-morais-religiosos de grande parte da população; 3- gigantismo das cidades com a formação de Favelas em conseqüência do êxodo rural massivo nas últimas décadas;  4- falta de políticas de valorização do indivíduo, pois não basta chegar à classe "C" ou receber a tal bolsa-tudo para estar realmente inserida na sociedade; 5- uma educação difusa (confusa) com falsos objetivos a ponto de já faltar mão de obra qualificada, apesar do número de Faculdades criadas nos últimos anos.
Hoje, com a inclusão, pelo uso de internet nas escolas, os alunos estão com mais uma ferramenta para desviar a atenção em relação aos conteúdos que realmente interessam para a formação profissional. 
"Todos nascem iguais e são dotados pelo Criador com certos Direitos inalienáveis, entre os quais  a Vida, a Liberdade e busca da Felicidade. Como propriedades individuais, esses direitos Naturais não podem ser objeto de discussão, Leis ou regulamentações por parte dos homens. Cada um é responsável por si."

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

QUANDO APRENDER É DIVERTIDO

 A, E, I, O, U, Y (psilon) –  a, e, i, o, u, y (psilon)

A  apresentação artística das letras desenhadas por meu avô paterno, com um graveto na terra arenosa, à sombra da casa despertou minha atenção. Era minha primeira aula informal de alfabetização, numa luminosa manhã, lá no sítio Água da Estiva. Eu, com 6 anos de idade, só queria saber das frutinhas do campo, correndo ao sol escaldante. Meu avô, para me distrair, começou a rabiscar figuras no chão e me chamou para ver.  Apontando para cada símbolo ia falando o som correspondente a cada letra.Fui ver e fiquei surpresa. Conhecia os sons, e agora me eram apresentadas as suas formas! Aquilo era mágico! Mágico e lindo!... As letras haviam sido desenhadas de forma artística, com todas as curvas e arabescos que comportavam:

A, B, C, D, E, F, G,,H, I, J, K, L, M, N, , O , P  Q, R, S, T, U, V, W , X, Y, Z,

Era algo novo e realmente muito interessante. Esqueci as frutinhas.

Aprendi a identificar primeiro as vogais. Depois o alfabeto inteiro. Soletrei cada uma das letras. E por fim, com ajuda de meu avô, identifiquei as letras do  meu nome com os símbolos ali desenhados. Inacreditável!

No fim da tarde, ao voltar para casa, garanti à minha mãe que já sabia ler e escrever. E, com um pedaço de pedra calcárea, sob os protestos dela, desenhei no chão de tijolo da cozinha, as letras do meu nome – evidentemente com algumas falhas. Mas, alí estava a prova do meu aprendizado.

Ganhei o primeiro um caderno feito por minha mãe com folha de papel de embrulho; depois veio o caderno de caligrafia; uma velha cartilha que havia sido usada pelos meus irmãos; a pequena lousa e giz; o ábaco e o aprendizado dos números; fazer continhas, a taboada, resolver pequenos problemas...

Aos 7 anos, ao ir para a escola, já estava apta a acompanhar as aulas do primeiro ano primário. Havia um detalhe: minha alfabetização não visara a escola formal. Portanto, não houve a preocupação com a lingua portuguesa. Em casa e no núcleo familiar só se falava espanhol! Eu entendia e sabia ler e escrever em português, mas só falava o espanhol – (castelhano). E a professora não me entendia!

Alguns raros livros de histórias infantis, mais a "obrigatoriedade" de conversar em casa em português, a persistência de nossa parte e a paciência da professora (Da. Meire), ao final do ano fui considerada apta pela banca examinadora ( a professora da classe, a diretora da escola e a inspetora de ensino) a passar para o segundo ano.

Nunca mais parei de estudar! Cada nova lição trazia algo novo. Novas descobertas levavam a outros aprendizados. Ler e escrever tornou-se tão divertido como qualquer outro brinquedo possa ser. Tudo porque cada aprendizado representou uma conquista que abria outras portas para o fantástico e insegotável mundo conhecimento!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"CARTÃO POSTAL"

Tempo de férias. É verão. Ficar em casa não era bem a opção.
- Viajar? - Sem bagagem, sem passagem, sem preocupação... Os mistérios e as belezas estão em toda parte:
Contemplo um "CARTÃO POSTAL" e, lá vou eu, para uma bela praia tropical...
 
"Gosto de mar, espalhado no ar - ensalinado...
Sabor de embalo em jangada enfunada
ao compasso das ondas;
no embalo do marulho lá vou eu passear pela orla.
Das palmeiras, projetos de sombra brincam na areia.
Mar espumante que ruge, que geme,
que se esfacela nos costões,
e que morre na praia, em tarde de verão.
Mil pérolas pontilham as cristas das ondas
que correm revoltas, soltas, graciosas,
ou simplesmente quebram sob a luz solar.
Mar... imenso... de azul profundo;
mar... verde-água;
negro, tenebroso!
Reflexos do céu anil...
Mar. Lindo mar!
Misterioso e calmo.
Estás tão distante, mas tão próximo
em toda tua imensidão
num simples "Cartão Postal".
É verão...
Amanhã? - Novo roteiro a escolher!
Praia, campo ou Montanha...
Tudo é lindo de se ver.

domingo, 9 de janeiro de 2011

"TERMINATOR" - Da. MARGA E GIRASSOLIS

IMAGINAMOS UMA CENA DOS TEMPOS MODERNOS COM ALTA TECNOLOGIA DOMINANDO O MUNDO DA PRODUÇÃO, QUE NADA TEM DE FICÇÃO.

Da. Marga: – Que cara triste! – o que aconteceu, amigo Girassolis?

Girassolis: – minhas sementinhas morreram...

Da. Marga:– algum acidente ecológico?

Girassolis: – Não. Foi suicídio coletivo...

Da. Marga: – Que horror! Morreram todas?

Girassolis: – Todas! Somos vítimas do terrível "Terminator"!

Da. Marga: – "Terminator"? – quem é esse monstro?

Girassolis: – Bons tempos quando havia liberdade de seguirmos o ciclo natural da vida: nascer, crescer, viver e lançar nossas sementes para a renovação... Agora não é mais assim.

Da. Marga: – Como foi acontecer isso?

Girassolis: – Nossa descendência agora só é garantida em laboratórios. Acabou a alegria de olhar o Sol e caminhar seguindo seu percurso no céu, viver o dia-a-dia de cada sementinha nossa aquecida e embalada pelas brisas, alimentada pela seiva e regada pela chuva e pelo orvalho... e, assim, perpetuar nossa espécie.

Da. Marga: – Mas, quem é o "Terminator".

Girassolis: – É a tal tecnologia genética que restringe o poder de nos reproduzir naturalmente...

Da. Marga: – SOS – espero que me esqueçam.

Girassolis: – Vc. Não corre muito perigo. Mas, que eu saiba, muitos nossos semelhantes já foram sequestrados do mundo natural e transformados em espécies de uma vida só. Para renascer dependemos "deles".

sábado, 8 de janeiro de 2011

CIDADES & FAVELAS E O CAOS

Cidades são, ou deveriam ser, um "porto seguro" para se viver. No entanto tem-se tornado um reduto de problemas, os mais variados, transformado a vida dos cidadãos em um verdadeiro caos.
Na década de 1950/60 teve início um movimento migratório, dentro do país, para as cidades mais desenvolvidas do Sudeste e Sul. Os primeiros migrantes se estabeleceram em barracos nas periferias das cidades, em qualquer lugar, até encontrar um local para trabalhar e poder ter um local mais decente para morar. O sucesso de alguns tornou-se o chamariz de parentes, amigos, conhecidos e de todos os que procuravam uma vida melhor.
Segundo informações, os primeiros migrantes eram provenientes de um local de Salvador (BA) conhecido como "Favela", nome de uma árvore da região (Favela ou Faveleiro) - os migrantes começaram a se identificar como sendo da "Favela"- daí a origem do termo para denominar esses bairros de periferia. O nome acabou se generalizando e hoje, independente de onde haja bairros pobres, caracterizados pela desorganização urbana, falta de infraestrutura e serviços, etc, recebe o nome de "Favela".
Além dos retirantes nordestinos que fugiam das adversidades do Nordeste, passaram também a chegar inúmeros migrantes provenientes da área rural -(êxodo rural) - agravando ainda mais a precariedade das áreas urbanas já sobrecarregadas e sem uma infraestrutura que atenda a todos. O solo foi sendo ocupado sem qualquer planejamento. O resultado aí está.
O descaso das autoridades, a falta de políticas públicas de ocupação dos espaços urbanos, aliados a interesses eleitoreiros, ausência do Estado, etc., culminaram num triste caos que atinge milhões de seres humanos, seja pelas catástrofes naturais, seja pela ação de marginais, como temos assitido nos últimos tempos.
O problema das cidades não será resolvido da noite para o dia. Tem solução. O que falta é a presença do Estado cumprindo suas obrigações. A situação dos cidadãos beira a do regime de escravidão com uma agravante, pois eles são refens de uma situação que nenhuma "lei Áurea" pode resolver. Depende exclusivamente de vontade política e de trabalho realizado por pessoas competentes, capazes de tomar decisões administrativas e de realizá-las.
Muitos não querem entender que a Educação que conscientiza é aquela que não só ensina o que são direitos, mas também o que são deveres. E isso vale também para as autoridades que se elegem para servir e não para serem servidos. Verbas não faltam. Faltam gestores. Programas amplos e de impácto. Redirecionamento das pessoas marginalizadas para áreas novas; não dá para entender a falta de visão dos administradores públicos em geral. O povo mantido na ignorância vai continuar, em seu espírito gregário, a procurar o que as luzes da cidade grande oferece de bom. Só verão as desvantagens quando o teto ruir em suas cabeças.
"Favela" - jatropha phyllacantha - arbusto grande enforbiáceo de flores brancas dispostas em cimeiras, com frutos verrucosos, escuros com sementes oleaginosas; típicas desde o PI até SP.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AS CLASSES SOCIAIS E O SISTEMA DE CASTAS

O Sistema de Castas se caracterizou por uma estrutura social rígida, praticada na Índia por muito tempo. Segundo esse sistema o indivíduo nascido em uma casta não podia ocupar outra função a não ser à da casta à qual pertencia. 
Havia 4 castas: os Sudras - pertencentes à classe dos prestadores de serviços à sociedade através do trabalho braçal ou manual; o Vaicias - dedicados ao trabalho agrícola, comércio e negócios em geral; os Xátrias - pessoas de talento administrativo, executivo e defensivo (governantes e guerreiros); e, os Bramins - pessoas de natureza contemplativa, espiritualmente inspirados e inspiradores. Na Índia perdurou por muito tempo essa estrutura rígida sendo que ainda houve mais uma classe - a dos párias ou "intocáveis", vivendo na mais absoluta miséria. Deve-se ao trabalho abnegado de M. Gandhi o resgate desses excluídos, que com sua equipe de voluntários se dedicou a levar educação, noções de higiêne e de cidadania, sem nenhum plano mirabolante governamental.
Este sistema rígido é o resultado do desvirtuamento da Leis de Manu. Esse grande legislador entendia que os homens se distinguiam nessas 4 classes devido às suas capacidades inatas, e que só elas é que deveriam nortear a inclusão do indivíduo numa dessas castas na medida em que ele procurasse alcançar qualquer dos objetivos de uma delas. Todos tem alguma característica de cada uma das classes e sempre uma se sobrepõe às outras.
Manu ensinou que os membros de uma sociedade merecem respeito na medida de sua sabedoria, virtude, idade, parentesco e por último, a riqueza.
Atualmente fala-se muito em inclusão social e classes sociais. Ou seja, a distinção dos cidadãos baseados em categorias e uma hierarquia (A, B, C, D, E), considerando principalmente o poder de compra - ou seja, priorizando os bens materiais sobre outros valores: ex - o Conhecimento - tratado ironicamente como "elites" intelectuais; da Virtude - numa desmoralização dos usos e costumes; idade - divisão entre jovens/velhos sem respeito pela experiência e sabedoria dos mais idosos; parentesco - transformado em oportunismos e apadrinhamentos generalizados com troca de favores políticos, etc. As capacidades inatas, em nosso mundo atual é olhado com desdém.
A educação ideológica está deturpando o verdadeiro sentido das instituições, da vida e de seus valores. Podemos citar como exemplo o Casamento que na sua acepção verdadeira é "a união permanente e fiel de um homem e de uma mulher; ele é a base natural da família e uma instituição fundamental para o bem estar de toda sociedade. "Toda" a sociedade, não só dos que creem em uma religião!"
"Franqueza aliada à polidez é útil e admirável".

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

JUSTIÇA, POR ONDE ANDAS?

-Justiça, por onde andas?
- De olhos vendados. Parece surda. Continua calada... e sentada... pois, em pé cansa!
O tempo passa, passa, passa... e os processos amontoados entre tantos outros a esperar por uma solução que só a justiça humana deve solucionar. Mas, a justiça humana tarda... tarda... e quase sempre falha!
- Não estamos falando por falar. É a realidade que vivemos há algumas décadas.
Nem toda a moderna tecnologia consegue agilizar os processos atados à burocracia dos prazos, dos recursos, dos decursos de prazos, das férias judiciárias, dos desvios de papéis, dos esquecimentos, etc., etc...
Há uma fábula de Esopo que tenta explicar a causa dessa justiça morosa, desorganizada, falha.
Conta Esopo que Zeus mandou Hermes inscrever sobre conchas as faltas dos homens, e que as recolhesse junto dele em uma caixa para que ele pudesse fazer justiça a cada um. As conchas ao serem recolhidas à caixa, misturaram-se entre si, e assim, umas chegaram mais cedo que outras às mãos de Zeus, que deveria julgá-las com justiça.
Moral - Não é para ficar admirado ao vermos os injustos e maus não receberem tão depressa o castigo por suas faltas.
Certamente devemos à  burocracia moderna das "conchas" o lento e desorganizado andamento da Justiça em nosso país e as inúmeras falhas e injustiças.
Haja paciência!
Dizia minha avó: - Há um Santo que só diz: "mais, mais, mais..." e, as coisas ficam como estão até que o Santo dê um cochilo; aí as coisas mudam de rumo; se for para melhor, quando ele recomeçar a dizer: "mais, mais, mais"... tudo irá melhorar! Não desanime. Um dia as coisas mudam!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ESPERANDO PELO MELHOR

Estamos em um momento de reflexão. Fim de um período e início de um ano com "n" possibilidades de tudo caminhar para grandes realizações, ou talvez grandes mudanças como as que costumam acontecer sem aviso prévio.
Esperamos pelo melhor.
As nuvens carregadas que não deixam ver o sol - tanto no real como no simbólico - indicam que há possibilidades de novos rumos na vida de um modo geral.
 
Aproveitamos o momento de expectativas para ler, meditar, tecer conjecturas e esperar... pelo melhor.
Deixamos algumas frases que nos chamaram a atenção:
 
"O maior milagre é o de que cada um de nós está encerrado num corpo material de intrincada organização, e estabelecido num planeta (Terra) girando através do espaço, entre as estrelas, as galáxias...."
 
"Aqueles que, habitualmente falam a verdade, desenvolvem o poder de materializar suas palavras. O que eles ordenam com todo o coração vem a se realizar" (Yoga Sutra).
 
"A divina força vital criadora não tem limites. Ela cura tudo. Cada um deve dar vigor a si mesmo. O pensamento faz com que nos sintamos fortes ou fracos. Tudo o que nossa poderosa mente criadora acredita com intensidade, acontece imediatamente."
 
"Pela queda de gotas de água, um pote fica repleto; o homem sábio abarrota-se com o Bem, mesmo que o ajunte aos pouquinhos". (Senhor Buda).
 
"Pelos erros de muitos, não julgueis o todo".
 
"Fite o céu para ver a Lua, não a lagoa". (provérbio persa).
 
"Franqueza alida à polidez é útil de admirável".
 
"O não arrepender-se de nada do que fez - incluindo o que resultou em alguma forma de dano a um seu semelhante - denota um espírito embrutecido, uma mente destituída de valores éticos  e morais, e uma inteligência pobre, mesquinha e egoísta".

domingo, 2 de janeiro de 2011

"NOCTURNO"

Miro el cielo infindo:
calido, sin tinieblas - añil y plata -
adorna al misterio de la vida nocturna.
El pájaro calla su grito.
La luna se abriga por detras los negros y lejanos cumbres.
Solamente una fimbria rubra tiñe el ocaso.
Temblo de emoción ante la amplitud del Universo.
Num repente, yo, tan pequeño ser,
me transformo em gigante!
Cielo y tierra se unem bajo mis piés.
Soy yo, a volar sin alas...
a penetrar los mistérios del universo maravilhoso!
Un minuto, una hora, un dia, un año...Milenios (?)
!Que se yo, el tiempo que se pasó!
Y para tan gran alegria,
Major desilusión:
- como un rayo,
al mundo sin lumbre,
la realidad me atiró.
No miro mas al cielo... El sueño se perdió.
Quien penetra nel Universo infindo, una sola vez que sea,
queda sin alegria neste exilio encerrado,
Vivir muriendo en cada dia.
La vida se vá en vuelos...
La busqueda infinda sigue!